Dermatite Atópica – o básico

Vamos encarar os fatos - a Dermatite Atópica não é a coisa mais fácil de entender, mesmo que você tenha convivido com ela durante anos. Portanto, aqui está um resumo do que ela é e o que a torna diferente de outros tipos de eczema3.

O que é DA?

O que é Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica (DA) é uma doença caracterizada por um desequilíbrio no sistema imunológico, tornando-o hiperativo contra substâncias chamadas alérgenos. Isso resulta em inflamação que, juntamente com fatores genéticos, danifica a barreira da pele, deixando-a seca, com coceira e propensa a infecção3.

A DA é uma doença crônica ou de longa duração, o que significa que a inflamação subjacente ainda pode estar presente, mesmo quando você não está tendo crises. As pessoas que vivem com DA normalmente desenvolvem a doença nos primeiros seis meses de vida, e algumas pessoas continuam a ter DA também na idade adulta2,5,6.

A DA também é uma doença sistêmica, pois os processos imunológicos envolvidos afetam o corpo de forma mais ampla, em vez de apenas um órgão ou parte específica do corpo. Isso significa que os sinais visuais da DA podem aparecer em qualquer parte do corpo4,7,8.

Se analisarmos o termo “dermatite atópica”, podemos ter uma ideia melhor do que é essa condição:

  • Atópica significa ser sensível a certas substâncias chamadas alérgenos, o que leva a uma resposta imune hiperativa9.
  • Dermatite é um termo geral usado para descrever a inflamação da pele. Como resultado, sinais visíveis de DA, como pele escamosa ou podem aparecer manchas vermelhas/amarronzadas10.

O que a Dermatite Atópica não é

A DA não é contagiosa.

Você não pode transmitir a DA para alguém tocando-o. Entretanto, ela pode ser potencialmente transmitida para sua família por meio da genética1,3.

A DA não é uma doença de pele de nível superficial.

Embora às vezes você possa ver e sentir a DA em sua pele, ela é mais profunda do que o que está na superfície. É uma doença crônica causada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Mesmo quando você não está tendo um surto, a inflamação subjacente pode ainda estar presente sob a pele4-6. Essa inflamação subjacente pode piorar, resultando em um surto de sinais e sintomas da DA4-6.

A DA não é a mesma para todos.

A DA aparece de forma diferente em pessoas diferentes, inclusive entre pessoas com diferentes tons de pele e etnias. A DA também afeta as pessoas de maneiras diferentes. Para alguns, pode ser o sono o mais afetado, enquanto para outros, pode ser sua autoestima que sofre o maior impacto11-13. Você é a única pessoa que conhece o verdadeiro impacto de sua DA, portanto, é importante compartilhar essas informações com um dermatologista para ajudá-lo a obter o apoio de que precisa para gerenciar sua DA a longo prazo.
>

O que é Dermatite Atópica não-controlada e impactos

Um aspecto importante a ser olhado é quanto tempo você gasta vivendo com as exacerbações da DA. Em média, pessoas com DA moderada a grave tem em média um total de 9 exacerbações por ano. Cada episódio de exacerbação pode durar em torno de 15 dias, e em casos graves até mais14.Quando as exacerbações tomam tanto tempo da sua vida, sua DA pode não estar controlada. Mas ter seu tempo precioso de volta pode não estar tão distante quanto você imagina.

Viver com Dermatite Atópica não é fácil, e saber se sua DA está controlada pode ser confuso. Reconhecer a falta de controle está além de prestar atenção nos sinais que você vê e nos sintomas que você sente. Você também precisa dar um passo para trás para ver o impacto geral que a DA tem na sua vida.

Você pode estar perdendo alguns prazeres básicos da vida11:

  • Uma boa noite de sono
  • Encontrar-se com seus amigos
  • Sentir-se confiante e feliz em sua própria pele
  • Ter um tempo para se exercitar
  • Vestir a roupa que quiser
  • Não precisar planejar sua vida em torno da Dermatite Atópica

Já existem tratamentos eficazes e seguros para dermatite atópica.

Embora ainda não exista cura, o entendimento sobre a DA, suas causas e formas de reduzir o impacto dela na vida dos pacientes está melhorando a cada dia1,3.

Se você é médico e gostaria de fazer parte dessa história, saiba mais.

Depoimentos de pacientes

Paciente adulto com DA desde à infância

“Minha autoestima era baixa. Quando eu comecei meu novo tratamento, comecei a ter mais disposição. Comecei a ser feliz de verdade!”

Paciente infantil com DA

“Eu tenho Dermatite Atópica e não conseguia dormir bem, não podia ir na piscina. Mas agora eu posso! Eu vou na casa dos meus amigos, eu posso brincar na piscina.”